
A suspensão de um veículo é composta por três componentes, o pneu, a mola e o amortecedor. Todas esses três componentes têm de estar em boas condições de funcionamento de forma a manter o pneu em correto contato com a estrada.
Se o amortecedor estiver gasto a sua distância de frenagem aumenta em até 2 metros – essa é a diferença entre parar em segurança e bater num obstáculo. Tendo dito isso, vamos falar um pouco mais sobre a função dos amortecedores.
O papel principal é fazer com que as rodas mantenham contato com a estrada, permitindo-lhe conduzir e frear em segurança.
Sem os amortecedores, o seu automóvel passaria por uma lombada e comprimiria as molas helicoidais. As molas continuariam a pular até terem despendido toda a sua energia.
O amortecedor regula este ressalto, essencialmente captando o ressalto da mola e pressionando-a novamente para o seu comprimento original, mantendo o automóvel estável num contato seguro com a estrada.
Como posso saber se os meus Amortecedores estão gastos?
Os amortecedores desgastam-se gradualmente ao longo do tempo e por vezes poderá ser difícil afirmar se necessitam de substituição.
No entanto, se o seu automóvel apresentar qualquer um dos seguintes sinais, você deverá levá-lo à sua oficina de confiança para verificação:
- A frente mergulha durante a freagem;
- O automóvel puxa para um lado;
- O automóvel parece instável em curva;
- O automóvel balança com ventos laterais;
- Vibração no volante;
- O veículo pula em lombadas;
- Fuga de óleo no amortecedor.
As recomendações padrão de troca são:
1. de forma preventiva quando o veículo alcança 40 mil quilômetros e;
2. uma troca corretiva com 50 mil quilômetros. Essas indicações se devem a desgastes internos que não são visíveis aos olhos e podem confundir a avaliação. Para se ter uma ideia, com 50 mil quilômetros a diferença de carga do amortecedor novo KYB para o usado já é de 35%, isso já compromete frenagens e consequentemente a segurança dos ocupantes do veículo.
Mas e os sintomas no dia a dia? Vamos lá, um sintoma importante é estar atento quando você está em uma velocidade maior e ao entrar em uma curva tem dificuldade de manter o veículo na roda pode ser um indício de troca, outro sintoma que você deve estar atento é se está acontecendo uma distância maior na frenagem, além disso, o desgaste prematuro em uma ou mais rodas também pode ser sinal de problemas no amortecedor. Se o seu veículo possui ABS fique atento a trepidação antes "da hora certa" de frenagem.
Uma outra dica é um balanço maior na carroceria quando o veículo está lotado, com muito peso.